/

Ônibus movido a gás inicia teste em Ribeirão Preto

Veículo com ar-condicionado e Wi-Fi estará à disposição durante 30 dias na cidade

6 minutos de leitura
Divulgação

A prefeitura de Ribeirão Preto e a Transerp, por meio do programa Ribeirão Mobilidade, iniciaram na manhã desta quarta-feira, dia 9 de março, a primeira volta experimental do ônibus movido a gás para o transporte coletivo urbano, que passará por testes durante 30 dias em Ribeirão Preto.

O veículo iniciou o primeiro trajeto do teste em um deslocamento entre o Palácio Rio Branco e o Centro de Eventos Taiwan (no distrito de Bonfim Paulista), com a presença do prefeito Duarte Nogueira, do superintendente da Transerp, Marcelo Galli, entre outras autoridades e representantes da Scania, fabricante do ônibus movido a gás.

Em seguida, o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, que estava presente em Ribeirão Preto para o evento

“Abertura da Safra Cana, Açúcar e Etanol 2022/23”, promovido pela Datagro, também conheceu o veículo e embarcou em um percurso experimental pelas vias da região Sul.

Entre os benefícios do ônibus movido a gás está a garantia de melhor eficiência energética, além de contar com ar-condicionado, Wi-Fi e combustível renovável estimulando a mobilidade sustentável.

Essa é a primeira vez que Ribeirão Preto faz uma demonstração com um ônibus movido a gás. O veículo da Scania é o modelo urbano K 280 4×2, que poderá ser abastecido tanto com biometano e/ou gás natural. Esse é o primeiro ônibus urbano com tração 4×2 a gás que a Scania fabrica no país e se mostra uma opção sustentável e viável para o transporte de passageiros nos grandes centros.

“É muito válido promover o experimento em mais um veículo com uma matriz energética diferente, no caso deste movido a gás, podendo ser natural ou biometano. Este veículo possibilita uma redução na emissão do dióxido de carbono (CO2), além de diminuição das partículas de fuligem, sendo um modelo sustentável ideal para o nosso município”, afirma o superintendente da Transerp, Marcelo Galli.

 

Foto: Divulgação

De acordo com a Transerp, a principio será um teste do veículo na cidade, “iremos avaliar custos, mediante números em planilhas, para que a viabilidade de aquisição seja decidida. O nosso intuito maior é tornar a cidade cada vez mais sustentável”.

Para o prefeito de Ribeirão Preto, o veículo é mais uma oportunidade para experimento com o intuito de oferecer um transporte público com menos poluentes, utilizando combustível renovável à base da produção de cana. “Outro fator principal é que veículos como esse oferecem maiores condições de conforto como a climatização, internet grátis, a suspensão a ar, além da segurança pela estrutura do motor e carroceria, e ao mesmo tempo, um aspecto inclusivo, pois com esses componentes garantiremos mais atração da população ao transporte coletivo”, destacou Nogueira.

Ao falar da importância do programa Ribeirão Mobilidade no contexto dos novos corredores de ônibus, o secretário municipal de Obras Públicas, Pedro Pegoraro, disse que as obras estão sendo realizadas para qualquer modelo de veículo que a administração municipal venha a colocar para trafegar no transporte coletivo. “Evidentemente, os novos corredores de ônibus facilitarão a ação de veículos como este movido a gás, o qual possui uma mecanização diferenciada e uma tecnologia melhor”.

O ônibus Scania K 280 4×2 iniciará o atendimento a partir desta quinta-feira, dia 10 de março, aos usuários do transporte coletivo na linha D 402 Ribeirão Verde I. Nas próximas semanas, o veículo também atenderá outras linhas de ônibus urbano na cidade.

Foto: Divulgação

 

Sobre o Ribeirão Mobilidade

O teste do ônibus movido a gás integra as ações do programa Ribeirão Mobilidade. O programa prevê 56 quilômetros de corredores de ônibus que percorrerão as principais avenidas do município. São mais de 30 intervenções viárias planejadas para garantir mais acessibilidade, segurança no trânsito e qualidade de vida à população de Ribeirão Preto.

Fabio Benedicto

Jornalista, fotógrafo colaborador do Jornal Folha de Ribeirão Preto, um dos principais jornalista do portal, levando a melhor informação.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Mais recente a partir de Blog