O número de suspeitos presos por envolvimento em incêndios criminosos no estado de São Paulo subiu para 12, após a detenção de um homem de 50 anos na cidade de Batatais. A prisão ocorreu na noite desta terça-feira, quando Julio Cesar dos Santos foi flagrado com álcool e isqueiro em uma área de mata nativa no bairro Jardim Alvorada.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), Julio Cesar é o terceiro suspeito preso em Batatais desde o início dos incêndios, que começaram a se intensificar no dia 22 de agosto. A defesa do suspeito informou que solicitará um exame de insanidade mental para avaliar se ele tem condições de responder pelos seus atos.
Os incêndios têm causado grandes danos ambientais e mobilizado equipes de emergência em várias regiões do estado. Na noite de terça-feira, o Corpo de Bombeiros conseguiu controlar o fogo em Batatais, que afetou uma área de aproximadamente 600 metros quadrados.
A Polícia Civil está investigando se há uma conexão entre os incêndios registrados em diferentes municípios. Até o momento, foram confirmadas prisões em Franca, São José do Rio Preto, Jales, Guaraci, Salto, Pindorama e São Bernardo do Campo, além de Batatais. Em Porto Ferreira, dois homens foram autuados pela Polícia Ambiental por acenderem uma fogueira para limpeza de vegetação.
O comandante da Guarda Municipal de Batatais, Marcelo Fracarolli, afirmou que, inicialmente, não foram encontradas evidências de que os três suspeitos presos na cidade estejam agindo de forma coordenada.
“Desde o primeiro evento, a Polícia Civil vem trabalhando para tentar chegar à conclusão de se há ou não algum evento orquestrado. A princípio, parece que não nas prisões que foram feitas em Batatais. Vamos aguardar para ver o que a Polícia Civil consegue apurar”, disse Fracarolli.
A situação dos incêndios no estado de São Paulo é preocupante, com oito municípios registrando focos ativos nesta quarta-feira. Em resposta, o governo estadual anunciou o fechamento emergencial de 79 unidades de conservação e parques localizados na região metropolitana e no interior do estado.