Ribeirão Preto, 18 jan, 2025
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Um terço das famílias acredita que filhos não aprendem o esperado na escola, aponta pesquisa

Levantamento revela preocupações de pais e responsáveis sobre qualidade do ensino no Brasil.
© Sam Balye/Unsplash
1 mês atrás

Uma pesquisa recente revelou que 1 em cada 3 famílias brasileiras acredita que seus filhos não estão aprendendo o esperado nas escolas. O estudo, realizado por uma instituição de pesquisa em parceria com órgãos educacionais, destaca a insatisfação com o nível de ensino e levanta questionamentos sobre a qualidade do sistema educacional no país.

Principais motivos apontados

Entre os fatores que explicam a percepção negativa das famílias, estão:

  • Deficiências na infraestrutura escolar: Falta de recursos adequados, como laboratórios, bibliotecas e tecnologia.
  • Qualificação de professores: Apesar dos esforços para formação, muitos pais consideram que há lacunas no preparo docente.
  • Desafios pós-pandemia: A interrupção das aulas presenciais durante a crise sanitária deixou impactos significativos, como atrasos na alfabetização e na aquisição de habilidades básicas.
  • Currículo pouco conectado à realidade: Muitas famílias apontam que o conteúdo escolar não prepara os alunos para o mercado de trabalho e os desafios da vida cotidiana.

Regiões mais afetadas

A pesquisa também mostra desigualdades regionais no ensino. Estados do Norte e Nordeste apresentaram os maiores índices de insatisfação, enquanto regiões do Sul e Sudeste se destacaram com resultados mais positivos.

O que dizem os especialistas?

Segundo especialistas em educação, a percepção das famílias reflete problemas estruturais que se acumulam há décadas. Claudia Silva, pedagoga e consultora educacional, destaca que a disparidade entre escolas públicas e privadas também é um fator que influencia essa percepção:

“As escolas públicas, especialmente em regiões periféricas, enfrentam desafios muito maiores, como a falta de recursos e de suporte para os professores.”

Por outro lado, Silva acredita que a ampliação de programas de reforço escolar e a adoção de metodologias mais dinâmicas podem ajudar a melhorar os resultados e a confiança das famílias.

Medidas para reverter o quadro

O Ministério da Educação (MEC) tem investido em iniciativas para enfrentar os problemas apontados, como:

  • Programa Nacional de Recuperação de Aprendizagem: Voltado para alunos afetados pela pandemia.
  • Expansão do ensino integral: A meta é que mais escolas públicas passem a oferecer jornada ampliada.
  • Apoio à formação docente: Cursos e programas de incentivo para qualificação de professores.

Embora os desafios sejam grandes, a pesquisa mostra que há espaço para avanços. A conscientização das famílias e a pressão por mudanças podem ser catalisadoras de melhorias no sistema educacional, essencial para o futuro do país.

Fabio Benedicto

Fábio Benedicto é o editor-chefe da Folha de Ribeirão. Com mais de 15 anos de experiência no jornalismo, Fábio é conhecido por sua dedicação à verdade e à integridade jornalística. Ele lidera a equipe com paixão e compromisso, garantindo que todas as notícias sejam apuradas com rigor e precisão.

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